O Rede Canoa Jangada emerge nas sessões de co-criação no Festival de Idéias 2012 ,abrigado pelo Centro Ruth Cardoso e parceiros, em São Paulo. Este é o blog de memória e acompanhamento do projeto. Acesse Rede Canoa Jangada na Plataforma de co-criação do Festival de Idéias e interaja com os potenciais a partir do Plataforma de Mapeamento Colaborativo de Potenciais .

A Rede


Um ambiente onde:

Sejam acolhidos e disponibilizados  informações, pessoas e organizações interessadas em participar de ações coletivas voltadas a viabilizar a diversidade socioecologica na zona costeira e ribeirinha brasileiras.

Não haja obstaculo ao fluxo de informações entre os vários nós da rede, em especial quanto aos valores e mecanismos de decisão envolvidos.

Que se baseie em princípios éticos que assegurem a coesão entre atividades e fins, em especial a autonomia das comunidades dos povos das águas.

Onde existam pessoas que se dediquem a catalisar ações coletivas baseadas em interação e co-criação.



Acreditamos que as soluções existem

Rede Canoa Jangada é um tecido de pessoas e organizações conectando seus potenciais 
pela sociobiodiversidade. 

Objetiva catalisar ações locais e articular elos econômicos e de cooperação voltados a promover a sustentabilidade socioecológica destes povos. Ações pequenas, resolvendo pequenos problemas e enriquecendo a vida de habitantes das águas e das cidades, provendo subsídios técnicos e cooperação através de uma economia consciente e solidária. Conexão entre campo e cidade, encadeando elos, trazendo e fazendo significados, muitos braços unidos por mãos generosas, movidos por corações abertos e mentes positivas.


Ações podem incluir redes de produção e compra de produtos da
sociobiodiversidade, colaboração educacional, apoio jurídico, técnico, de negócio, design, fomento a projetos, registro da cultura e da história, programa de apoio a pequenas ações e editais de fomento a micro-projetos.
A viabilidade e sustentabilidade da rede é proporcionada pela
motivação dos participantes, pelo aporte financeiro do investimento semente, e futuramente por uma alíquota das transações comerciais catalisadas, por crowdfunding e pela captação de apoiadores-doadores individuais e corporativos.


Tecedores, exploradores, jardineiros

Descobrir, mapear potencias, conhecer, e fazer conhecer-se: promover conexão entre oferta e demanda, recurso e ação, solução e problema, parceiro e parceiro.

Facilitar comunicação, assegurar continuidade, registrar a memória, resgatar patrimônio, catalisar ações, acolher participantes, criar ambientes, escutar com atenção, dizer com franqueza, trabalhar duro.


Cultivar relações, regar a plântula recém-germinada, colher frutos, adubar a terra.

Trabalhar em condições extremas, com  intensidade, riqueza, profundidade, franqueza. Valorizar e realizar o próprio potencial, fazer o que se quer se tornar o que se precisa.


Aproximar-se, permitir mostrar-se, observar. Se alguém lhe pede algo e voce pode ajudar ótimo. Se voce vê algo que precisa ser feito, e faz, ótimo. Se voce apenas observa, interage de leve, some e depois aparece, ou não aparece, ótimo também ! Múltiplas formas do agir, múltiplas formas do viver !








Nenhum comentário:

Postar um comentário