O Rede Canoa Jangada emerge nas sessões de co-criação no Festival de Idéias 2012 ,abrigado pelo Centro Ruth Cardoso e parceiros, em São Paulo. Este é o blog de memória e acompanhamento do projeto. Acesse Rede Canoa Jangada na Plataforma de co-criação do Festival de Idéias e interaja com os potenciais a partir do Plataforma de Mapeamento Colaborativo de Potenciais .

Potenciais de conexão


A partir das duas primeiras expedições de mapeamento de potenciais foi possível identificar as seguintes possibilidades de ação:

FEIRA CANOA JANGADA- Na feira tem de tudo. Multiplicidade de sons, cores, produtos e experiências.  A riqueza e a proximidade estimulam a convivência, a interação. Quem produz e quem usa está cara a cara, muitas vezes se chamam pelo nome. e a
Existem vários grupos produtivos locais pela costa e zonas ribeirinhas, compostos por homens e mulheres, com produtos que variam de ostras, pescado seco, cestaria, instrumentos musicais, artesanatos a prestação de serviços como o café caiçara, a vivência cultural e apresentações culturais. Há mestres nas artes e naturezas, e também aprendizes !--> A Feira é uma das idéias que surgiram da interação entre potenciais no Rede Canoa Jangada ao longo das primeiras expedições. Ambiente digital de convergência e contato entre produtor e usuário, dá ao produto o valor que ele tem: foi produzido por um ser humano com uma história e uma identidade, a partir da matéria prima de uma natureza generosa, para ser desfrutado por outro ser humano, também portador de uma identidade e uma história. Neste ambiente virtual, grupos, mestres, os povos das águas, montam suas barracas, se apresentam e apresentam seus produtos, sons e cores. Quem não está lá mas também tem o que trocar monta barraca também, ou é um convidado bem vindo.

MUTIRÃO DE IDÉIAS- Existe muita gente boa na beira d´água que  está engajada em ações pela valorização da sua cultura e sobrevivência. Tem músico de fandango dando aulas de rabeca e viola voluntariamente, tem filho de pescador tocando projeto de valorização de pescado, tem ex-palmiteiro querendo expandir a produção sustentável, muita idéia nascendo. --> Estamos promovendo a criação de um ambiente de encontro e interação entre estas pessoas, e de interação destas pessoas com outras, do contexto regional e global, visando o nascimento de novas idéias e o empreendimento de ações prioritarias. Vai ser o Mutirão de Idéias, e o primeiro provavelmente vai ser realizado na comunidade de Ariri, em Cananéia. Vai juntar todo o povo que tem idéia, pra interagir, co-criar e continuar a caminhada para a concretização. E como em todo mutirão, não vai faltar comida da terra  e um bailado de Fandango no final, com moda boa com viola, cantoria e rabeca !

EXPEDIÇÃO DE CONVIVÊNCIA INTERCULTURAL - Quem está aqui tem interesse em conhecer o que tem lá. Quem está lá, em conhecer o que tem aqui. Conviver com o diferente de modo generoso, respeitoso e não mediado por relações comerciais é oportunidade riquíssima pra todo mundo. --> O RCJ vai promover essas experiências: o primeiro grupo vai visitar as comunidades de Ariri, Mandira, Marujá, Enseada da Baleia e Barra do Ararapira, em Cananéia-SP e Guaraqueçaba - PR. Vai ser no próximo feriado dos trabalhadores ! Vamos ?


EXTRATIVISMO TRADICIONAL SUSTENTÁVEL- A área tradicionalmente utilizada pelos povos das águas para a retirada das matérías primas naturais na maioria dos casos foi convertida em parques e reservas, dificultando e impedindo a sobrevivência destes povos. A extrFeiraação destes produtos é base para a reprodução e evolução cultural, e é legalmente possível, desde que submetida a licenciamento prévio. Estes processos de licenciamento demandam procedimentos técnico-burocráticos inacessíveis aos povos tradicionais --> Ações possíveis seriam a realização de um mutirão de levantamento dos pedidos e estimulo aos processos de licenciamento, geração de documentos técnicos complementares e disseminação dos procedimentos corretos para extrair de modo sustentável (na geladeira, por enquanto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário