O Rede Canoa Jangada emerge nas sessões de co-criação no Festival de Idéias 2012 ,abrigado pelo Centro Ruth Cardoso e parceiros, em São Paulo. Este é o blog de memória e acompanhamento do projeto. Acesse Rede Canoa Jangada na Plataforma de co-criação do Festival de Idéias e interaja com os potenciais a partir do Plataforma de Mapeamento Colaborativo de Potenciais .

Aprendizados

Muitos já disseram que a construção do conhecimento começa com boas perguntas...:

- Como é vivenciar o "tecer" redes na prática ?

- Que impactos nesse processo tem o fato dos principais atores não estarem conectados à internet ou telefonia ?

- Qual o equilibrio entre estímulo externo e contrapartida ou investimento local ? Até que ponto o aporte de recursos externos restringe a autonomia e a adaptabilidade ?


- Como as ferramentas digitais de comunicação e interação podem contribuir neste processo ?
--> primeiro aprendizado nesse sentido: a arquitetura inicial do projeto previa a elaboração de uma plataforma em base geografica para mapear potenciais. Ao começar a elaboração, pimba ! Aparece o Mootiro Maps, uma plataforma colaborativa elaborada para abrigar projetos, comunidades recursos e necessidades, que apesar de algumas dificuldades de navegação já esta lá e funciona ! Aproveitamos, e lá está a base do projeto. Ai está chegando a idéia de construir uma plataforma digital para catalisar o comercio justo entre produtor local e consumidor final, aproximando estas pontas ( se quiser chamar de loja virtual até pode, mas não vai pegar bem). Ao começar a elaboração, pimba ! A Rebeca sugeriu o Tanlup, que serve pra isso, é grátis e já está pronto. Conclusão parcial: já existem plataformas digitais para quase tudo o que precisamos, então não gastemos tempo construindo novas do zero, vamos aproveitar o que já está ai, e engrossar o movimento !  Um outro ganho é que fazer assim, estruturando a coisa como uma constelação de ferramentas livres, a gente é mais eficiente no uso de recursos, distribui poder e pode constribuir no aperfeiçoamento e divulgação destas que ja existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário